terça-feira, 14 de maio de 2013

Se sabe o que diria a um extraterrestre, partilhe-o com o resto da humanidade


Há quase meio século que se usam radiotelescópios para tentar ouvir mensagens de uma outra civilização inteligente algures no Universo. Mas, se descobrirmos outra inteligência, o que teríamos para lhes dizer? Se tem alguma sugestão, vai poder dá-la, a partir de 15 de Maio, no site http://messages.seti.org.

Na verdade, os cientistas nunca conseguiram chegar a acordo sobre o que dizer a extraterrestres inteligentes, se alguma vez os descobrimos. O projecto EarthSpeaks, do Instituto SETI (sigla em inglês de Procura de Vida Inteligente Extraterrestre) pretende dar uma ajuda, recolhendo sugestões de todo e qualquer terráqueo com acesso à Internet.

“Podem ser submetidas mensagens de texto, imagens e sons, vindas de pessoas de qualquer ponto do globo e com qualquer formação, desde que tenham vontade de contribuir para uma discussão sobre o que teria a humanidade a dizer a seres inteligentes de outros planetas”, explicou Thomas Pierson, director do Instituto SETI, citado num comunicado de imprensa desta instituição com sede na Califórnia.

Quando entregar uma sugestão, estas serão organizadas por “tags”, para ajudar os investigadores a categorizar as mensagens. “Estudando esses tags [que descrevem o tema geral da mensagem], podemos perceber quais os temas mais presentes nos milhares de mensagens” esperadas, explicou Douglas Vakoch, director da Escrita de Mensagens Interestelares no Instituto SETI, que coordena o projecto. Assim, recolhe-se informação para criar possíveis mensagens “que retratem a amplitude e profundidade da experiência de ser humano”.

Mas o Instituto SETI não planeia começar a enviar estas ou outras mensagens para o espaço, pelo menos por agora. “A questão de saber se devemos começar a enviar mensagens intencionais para outras civilizações é demasiado importante para ser resolvida à pressa”, comentou Pierson. 

As mentes mais conspirativas podem recear até invasões, se começarmos a transmitir demasiada informação sobre nós e o nosso planeta para o espaço. Seria algo diferente das emissões de rádio e televisão que estamos a enviar desde que estas tecnologias foram inventadas na Terra – no romance “Contacto”, do astrofísico Carl Sagan (que resultou num filme com o mesmo nome, protagonizado por Jodie Foster), a transmissão da abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim, presidida por Adolf Hitler, era a primeira mensagem humana captada por uma civilização extraterrestre. 

“Através deste projecto, o Instituto SETI quer incentivar o debate sobre este assunto”, explicou Pierson. “As primeiras impressões têm mesmo importância. As mensagens iniciais da humanidade para uma civilização extraterrestre marcariam o tom das nossas relações durante centenas ou milhares de anos”, comentou Vakoch.


Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos